Um dos principais corredores das comemorações natalinas na cidade, a Avenida Paulista recebe a celebração natalina deste ano com Concertos de Natal. Serão uma série de apresentações gratuitas e ao ar livre, comandadas pelo Allegro Coral e Orquestra.

O concerto inaugural conta ainda com a participação especial do Coral dos Funcionários do Banco PanAmericano. O programa será dedicado exclusivamente ao Natal e apresentará temas relativos à data como “Jesus Nasceu” e “Aleluia” de Haendel, “Noite Azul”, de Caldas e Cavalcanti, “Um Feliz Natal”, de José Feliciano, e músicas menos conhecidas como “Primeiro Natal”, canção inglesa do século XVI, “Surgem anjos (glória)”, canção tradicional francesa, e “Pinheirinho”, composição típica gaulesa. Haverá espaço ainda para músicas como “Imagine”, de John Lenon, e “Oh Happy Day”, de E. Hawkins.

O evento acontece todas as sextas-feiras, até 19/12, ao meio-dia (12 horas), na Av. Paulista, 2240, esquina com a Rua Haddock Lobo.

A programação inclui ainda dois Concertos extras, um no dia 19/12, às 19h, e outro no dia 24/12, às 12h. “A decoração natalina já está tomando conta da cidade, mas o clima não fica completo sem música. Com o início dos Concertos de Natal PanAmericano, as comemorações ganham ainda mais corpo”, afirma Rafael Palladino, diretor-superintendente do Banco PanAmericano. A instituição construiu uma concha acústica em sua sede voltada para a avenida especialmente para o evento. “Com 10 anos de história, os concertos fazem parte do calendário natalino da cidade e da Av. Paulista. A cada ano, renovamos nossas atrações, sem deixar de lado a tradição que o período natalino pede”, completa Rafael Palladino.

A coordenação musical e a regência ficam a cargo do maestro, Renato Misiuk. “Não é sempre que a música, especialmente a clássica, faz o coração financeiro da cidade bater em um ritmo diferente”, afirma. “Para que isso se mantenha, selecionamos cantores e grupos líricos renomados e preparamos um programa eclético, tendo como base trechos de óperas e outras peças clássicas, mas com espaço para canções brasileiras, standards americanos, temas de filmes e musicais, além, é claro, de músicas natalinas”, explica o maestro.

As apresentações, com cerca de 1 hora de duração, contam com a participação de solistas e outros grupos musicais, chegando a reunir mais de 20 artistas. Os próximos concertos contarão ainda com a participação dos Três Tenores Brasileiros (Nino Valsani, Armando Valsani e Francisco Romanelli); Rinaldo Viana; Márcia Castro; Quarteto de Trombones de São Paulo; Adriana Clis; Rubens Medina; Natália Aurea, entre outros.

AS ATRAÇÕES

Allegro Coral e Orquestra – Nos seus 11 anos de existência, já realizou cerca de 5 mil apresentações líricas em várias cidades, tanto em concertos como em cerimônias. De formação erudita, o grupo tem a proposta de trazer ao público versões atualizadas de clássicos. O grupo acaba de lançar seu 4º. CD gravado ao vivo no palco da Sala São Paulo com repertório erudito dos compositores Verdi, Puccini, Handel e Tchaikovsky. O Allegro Coral e Orquestra já acompanhou diversos solistas renomados do meio operístico brasileiro, tais como Edna d’ Oliveira, Gabriela Pace, Adriana Clis, Marcello Vannucci, Rubens Medina e José Galisa.

Maestro Renato Misiuk – De família formada por músicos, é o fundador do Allegro Coral e Orquestra. Integrou a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo por 16 anos como instrumentista, e em 1994 e 1998, recebeu o Prêmio Jovens Solistas da OSESP, na qualidade de trompetista. Bacharelou-se em Regência, após experiência como instrumentista em diversas orquestras do Brasil, dedicando-se desde então ao trabalho de música coral para concertos e cerimônias. Renato dirigiu o concerto sinfônico “Momento Cultural pela Valorização da Vida”, ocorrido em Julho no palco da Sala São Paulo. Paralelamente, vem desenvolvendo projetos sociais com o Instituto Acorde, voltado à divulgação da musica erudita para jovens carentes e suas comunidades.

Serviço:

O que: Concertos de Natal
Quando: Sextas-feiras até 19 de dezembro – Sessões extras: 19/12 (às 19h) e 24/12 (às 12h)
Onde: Avenida Paulista, 2240, esquina com a Rua Haddock Lobo (Metrô Consolação)
Horário: 12 horas (meio-dia)
Duração: 60 minutos
Valor: Gratuito
Informações: 11 3071-3494 (falar com Cássia ou Rafael)